ARTRITE DE JOELHO

Três tipos básicos de artrose podem afetar a articulação do joelho. 

  1. Osteoartrose (OA) é a forma mais comum de artrose do joelho. OA é uma doença lenta e gradativa na qual a cartilagem articular sofre desgaste gradual. Afeta mais pacientes de meia idade e idosos.
  2. Artrite Reumatóide (AR) é um tipo de artrite inflamatória auto-imune que destrói a cartilagem articular. AR pode ocorrer em qualquer idade e geralmente afeta os dois joelhos.
  3. Artrose Pós-Traumática pode se desenvolver após um trauma. Este tipo de artrite é similar a osteoartrite e pode aparecer anos após uma fratura, lesão ligamentar ou rotura de menisco. 

SINTOMAS DA ARTROSE 

            Geralmente a dor associada a artrite desenvolve-se gradualmente, embora a dor súbita também seja possível.

A articulação fica enrijecida e inchada ficando difícil sua flexão ou extensão. A dor e o inchaço são piores pela manhã ou após algum período de inatividade. A dor também pode piorar depois de atividades como caminhadas, subida de escadas ou ajoelhar. A dor geralmente causa uma sensação de fraqueza dos joelhos. A maioria das pessoas também relata que alterações de temperatura ambiente afetam a dor. 

DIAGNÓSTICO 

            O seu médico deverá fazer um exame físico completo enfocando sua marcha, a amplitude dos movimentos dos seus membros inferiores e edemas ou pontos dolorosos à palpação. Radiografias simples devem ser feitas e mostram diminuição do espaço articular do joelho afetado. Também podem ser feitos alguns exames de sangue e ressonância magnética para detecção de outras enfermidades. 

OPÇÕES DE TRATAMENTO 

            Nos estágios mais precoces a artrose de joelho é tratada conservadoramente, ou seja, sem cirurgia.

TRATAMENTOS CONSERVADORES 

-          Modificações no estilo de vida podem incluir diminuição do peso corpóreo, mudando atividade física da corrida ou caminhada para natação ou bicicleta, e diminuir algumas atividades como subir ou descer escadas que agravam os sintomas.

-          Exercícios específicos podem melhorar a amplitude dos movimentos e a flexibilidade além de fortalecer os músculos dos membros inferiores, melhorando os sintomas.

-          Uso de meios de suporte como bengalas, joelheiras e sistemas de absorção de impacto nos calçados também ajudam nos casos mais graves.

-          Outras medidas importantes incluem a realização de fisioterapia por profissionais habilitados e indicados por médicos. 

Alguns tipos de medicamentos podem ser usados no tratamento da artrose de joelho. Por causa da diferença dos pacientes e porque nem todas as pessoas respondem da mesma forma ao uso de medicamentos somente seu ortopedista poderá desenvolver um tratamento adequado a cada paciente. 

-          Medicação antiinflamatória pode incluir aspirina, paracetamol ou ibuprofeno para auxiliar na diminuição do edema

-          Glucosamina e condroitina podem eventualmente diminuir a dor da artrite mas não existe nenhum estudo que comprove a recuperação da cartilagem

-          Corticosteróides são potentes agentes antiinflamatórios que podem ser injetados nas articulações

-          Viscosuplementação pode ser feita com injeção intraarticular de hialuronato, mas seus efeitos são temporários

-          Medicações específicas para tratamento da artrite reumatóide. 

TRATAMENTO CIRÚRGICO 

            Se sua artrose não responde a nenhum destes tratamentos, você pode necessitar de cirurgia. 

-          Artroscopia usa tecnologia de fibra óptica para permitir ao cirurgião visibilizar o interior da articulação para retirar corpos livres, estruturas degeneradas e reparar cartilagem lesada.

-          Osteotomia da tíbia ou do fêmur para permitir o alinhamento do membro inferior e equilibrar as sobrecargas.

-          Artroplastia parcial ou total substitui a cartilagem articular gravemente lesada por metal e plástico.

-          Enxerto de cartilagem é possível em alguns joelhos com lesão parcial e limitada da cartilagem causada por trauma ou artrite. 

Os ortopedistas estão continuamente pesquisando por novos métodos de tratamento e recuperação da cartilagem articular através de medicamentos, terapias, transplantes que ajudem a diminuir a progressão da artrose.

Dr. Roberto Ranzini

Comentários encerrados.