CALÇADO PARA PRÁTICA ESPORTIVA

Calçados adequados podem aumentar o desempenho e prevenir lesões.

            Siga estes conselhos sobre como adquirir o melhor tipo de calçado esportivo. 

1-      Prove o calçado depois de ter feito atividade física ou corrido e no fim do dia porque seus pés estarão no máximo do tamanho.

2-      Utilize o mesmo tipo de meia que usará para aquele esporte.

3-      Quando o calçado estiver no seu pé seus dedos deverão mexer livremente.

4-      Os calçados devem ser confortáveis assim que você os coloca nos pés. Não existe período de acomodação.

5-      Caminhe ou corra alguns passos para verificar se estão perfeitamente confortáveis.

6-      Sempre amarre os calçados corretamente colocando o cadarço em todos os orifícios, aplicando pressão uniforme e cruzando de um lado a outro.

7-      Seu calcanhar deve ficar justo e firme no calçado não podendo deslizar enquanto você anda ou corre.

8-      Se praticar um esporte mais do que três vezes por semana precisará de um calçado específico para a atividade. 

Pode ser difícil escolher entre tantos tipos de calçados esportivos disponíveis.

Existem diferenças no desenho e variações nos materiais e pesos. Estas diferenças foram desenvolvidas para proteger as áreas dos pés mais sujeitas a estresse em cada atividade esportiva. 

-          Calçados atléticos são divididos em categorias como corrida, treinamento e caminhada, assim como para fazer trilhas em terrenos acidentados. Procure um calçado com cabedal macio e confortável, com bom sistema de absorção de impactos, solado resistente e que proporcione estabilidade para o calcanhar.

-          Esportes de quadra incluem calçados para tênis, basquete e volei que exigem movimentos para frente, para trás e para os lados e, portanto são submetidos a grande solicitação mecânica. Deve-se pedir orientação para seu treinador, sendo o item mais importante o solado.

-          Esportes de campo incluem calçados para futebol, futebolamericano e baseball e possuem cravos ou pregos no solado.

-          Esportes de inverno incluem calçados para patinação, hockey sobre gelo, esqui e cross-country ski. O mais importante é um bom suporte do tornozelo.

-          Atletismo. Como existem inúmeras diferentes atividades dentro do atletismo o melhor é perguntar ao seu treinador sobre o melhor calçado.

-          Esportes específicos incluem calçados para golf, dança aeróbica e ciclismo.

-          Esportes praticados ao ar livre como caça, pesca e vela.

Sempre informe-se muito bem sobre o calçado que é mais adequado para o seu tipo específico de pé e pisada além da atividade esportiva que pratica.

Dr. ROBERTO RANZINI

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